3.08.2007

"Quem passa por Alcobaça, não passa sem lá voltar"

Os provérbios costumam ser "ditos" que fazem sentido de acordo com o bom senso das pessoas.

Isto não é exactamente um provérbio, mas sim uma linha de uma canção. De tanto se cantar, passou a ser dita e de tanto se dizer e ouvir, soa a provérbio. Conclusão: confirma-se!!!

Já passei por algumas cidades e vivi durante cinco anos no Porto e estou à dois em Lisboa. Em todas elas fui sempre muito bem recebida, fiz sempre amigos por onde passei e aprendi e conheci muitas coisas novas.

O amor que sinto por Elvas nunca tive por mais nenhuma cidade, até que um dia conheço Alcobaça e desde a primeira vez que tive a feliz ideia de lá ir, senti o mesmo que sinto por Elvas...um grande amor.
Ainda bem que fui, pois a vida mudou por completo e ganhou um significado muito importante. Há coisas que não se explicam e Alcobaça, para mim, é uma delas. Uma cidade pequena mas encantadora, onde passei a ter o dobro da família, o dobro dos primos e o dobro dos amigos e onde me sinto em casa.
Comparo este sentimento ao momento em que entrámos na nossa casa no Bairro...UAUHHHH...!!!!Alcobaça é isso ... UAUHHH!!!!!
De entre muitas coisas que gosto em Alcobaça há uma que se distingue - CARNAVAL!!Teriam de viver o Carnaval para poderem entender realmente o que por lá se passa.
As pessoas imaginam máscaras "fabulásticas" (passo a expressão), inspiradas por filmes, músicos, modas e até por "personagens" da cidade e é sem dúvida um festival de imaginação, o toque final é o dente preto...isso sim é carnaval à Alcobaça. Todos os anos o Israel, juntamente com o resto da malta, compõe o hino do carnaval, hilariante, e todos os bares passam o hino e toda a gente sabe a letra de fio a pavio. Aliás, a produção é tal, que algumas semanas antes está colado na porta do Alcopásio para que todos se familiarizem com a coisa e dessa forma o espírito carnavalesco entre em todos nós.
A discoteca que recebe todas as pessoas, fica lotada e a festa continua pela madrugada até que são horas de alomoçar e seguem para o Bibi. Depois há quem vá dormir, outros continuam na folia, mas todos regressam à noite com mais uma máscara e é sempre uma festa!!! 4 dias assim, 4 dias do melhor carnaval sempre a dançar!!!

É mesmo verdade, "quem passa por Alcobaça, não passa sem lá voltar"...








Obrigada Alcobaça,
Andrea

"Pé péréré pépépé pé ..."

Adoro o Carnaval!!
Desde pequena que me mascáro, sempre nos mascarámos a rigor e sempre fizémos parte do desfile que dava três voltas ao centro da cidade e onde orgulhosamente mostravamos a todos os nossos fatos.
Começava numa simples sala de ginástica, na antiga Casa do Povo, em Elvas, com um professor muito entusiasta que nos pedia sempre segredo, para que no dia fosse uma total surpresa...apenas os pais podiam saber...e nós cumpriamos sempre e sem esforço nenhum.
Erámos um grupo muito unido e levavamos o Carnaval, não só como uma grande festa para todos, até porque era sempre muito divertido, mas também muito a sério, pois era costume ficarmos em 1º lugar no desfile sempre com as melhores máscaras, melhor coreografia e melhor grupo, era um espectáculo! 300 pessoas mascaradas do mesmo, exactamente iguais, havia famílias inteiras e até a minha irmã que era bébé de colo também ía como nós.

Com os anos o desfile de Carnaval acabou na minha cidade e ficámos com Badajoz para nos divertirmos e ,como era habitual, os grupinhos do costume organizavam as máscaras e íamos dançar e beber copos para Badajoz. Um Carnaval vivido na rua, de praça em praça e ao som de batuques, onde os fatos são fantasias. Um Carnaval com muito mais glamour e brilho que o nosso...mas eu sempre preferi o nosso...mais autêntico, com as músicas de sempre, porque eram dessas que nós gostavamos mais, com a matiné no Grémio, com os concursos de mascarados na escola, com a farinha na cara a qualquer virar de esquina, com as canetas que tinham tinta mágica, com os papelinhos de todas as cores, com os estalinhos e com as bombinhas mal cheirosas que punhamos nas salas só para chatear os professores, tudo isso fazia parte do nosso carnaval em Elvas...!

Uns anos mais tarde voltamos a ter desfile na cidade e faziamo-lo a meias com espanha, grupos portugueses e espanhóis...e continuava a não ser a mesma coisa. Ainda hoje podemos assistir ao Carnaval Internacional de Elvas...

Uma resistente do Carnaval de Elvas que desde sempre vai no desfile com produções perfeitas, quer nas máscaras, quer nos detalhes, é a minha Prima Maria João. Consegue um fato diferente para os 3 dias de desfile, 4 fatos para as noites e por mais tarde que se deite nunca se atrasa para desfilar. É a verdadeira foliona, assim foi sempre a minha família, desde o avós aos netos, sempre vivemos muito esta altura...aliás, para falar verdade sempre vivemos muito a Páscoa, o Carnaval, o Natal, o S.Mateus...são tudo alturas do ano em que nos juntamos para comer todos juntos e disfrutarmos o momento...costuma sair sempre à minha Tia " Ai Que bem que se está no campo, Maria Alice" ...!!!

Nostalgia no meu coração...

Um abraço,

AM