3.08.2007

"Pé péréré pépépé pé ..."

Adoro o Carnaval!!
Desde pequena que me mascáro, sempre nos mascarámos a rigor e sempre fizémos parte do desfile que dava três voltas ao centro da cidade e onde orgulhosamente mostravamos a todos os nossos fatos.
Começava numa simples sala de ginástica, na antiga Casa do Povo, em Elvas, com um professor muito entusiasta que nos pedia sempre segredo, para que no dia fosse uma total surpresa...apenas os pais podiam saber...e nós cumpriamos sempre e sem esforço nenhum.
Erámos um grupo muito unido e levavamos o Carnaval, não só como uma grande festa para todos, até porque era sempre muito divertido, mas também muito a sério, pois era costume ficarmos em 1º lugar no desfile sempre com as melhores máscaras, melhor coreografia e melhor grupo, era um espectáculo! 300 pessoas mascaradas do mesmo, exactamente iguais, havia famílias inteiras e até a minha irmã que era bébé de colo também ía como nós.

Com os anos o desfile de Carnaval acabou na minha cidade e ficámos com Badajoz para nos divertirmos e ,como era habitual, os grupinhos do costume organizavam as máscaras e íamos dançar e beber copos para Badajoz. Um Carnaval vivido na rua, de praça em praça e ao som de batuques, onde os fatos são fantasias. Um Carnaval com muito mais glamour e brilho que o nosso...mas eu sempre preferi o nosso...mais autêntico, com as músicas de sempre, porque eram dessas que nós gostavamos mais, com a matiné no Grémio, com os concursos de mascarados na escola, com a farinha na cara a qualquer virar de esquina, com as canetas que tinham tinta mágica, com os papelinhos de todas as cores, com os estalinhos e com as bombinhas mal cheirosas que punhamos nas salas só para chatear os professores, tudo isso fazia parte do nosso carnaval em Elvas...!

Uns anos mais tarde voltamos a ter desfile na cidade e faziamo-lo a meias com espanha, grupos portugueses e espanhóis...e continuava a não ser a mesma coisa. Ainda hoje podemos assistir ao Carnaval Internacional de Elvas...

Uma resistente do Carnaval de Elvas que desde sempre vai no desfile com produções perfeitas, quer nas máscaras, quer nos detalhes, é a minha Prima Maria João. Consegue um fato diferente para os 3 dias de desfile, 4 fatos para as noites e por mais tarde que se deite nunca se atrasa para desfilar. É a verdadeira foliona, assim foi sempre a minha família, desde o avós aos netos, sempre vivemos muito esta altura...aliás, para falar verdade sempre vivemos muito a Páscoa, o Carnaval, o Natal, o S.Mateus...são tudo alturas do ano em que nos juntamos para comer todos juntos e disfrutarmos o momento...costuma sair sempre à minha Tia " Ai Que bem que se está no campo, Maria Alice" ...!!!

Nostalgia no meu coração...

Um abraço,

AM

4 Comments:

Blogger Ze de Mello said...

Saudações desde a sua Elvas Natal!

Gostaria que visse no blogue deste Velho Conselheiro a secção de entrevistas a elvenses que se encontram fora de Elvas "na primeira pessoa" e me informa-se se nos concede umas respostas a um entrevista!

Agradeço uma resposta via email para zedemelo@sapo.pt1

Bem Haja!

11:38 da manhã  
Blogger "Nós no Bairro..." said...

Obrigada por ter passado por aqui, o Nós no Bairro agradece, é o meu primeiro comment, obrigada!!
Fico a aguardar a entrevists para fazer parte do seu blog. Já agora como vai "Os Grandes Elvenses"?
Um abraço,
Andrea

11:15 da tarde  
Blogger Ze de Mello said...

Cara andrea agradecia que me indica-se um email para lhe fazer chegar as questões. Obrigado

5:16 da tarde  
Blogger "Nós no Bairro..." said...

Viva!!!
Aqui vai:
andrearbmartins@gmail.com
Um abraço.
Andrea

12:59 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home